Atividades

Ano Letivo 2023/2024


15 DE NOVEMBRO - Feliz Dia Nacional da (L)íngua (G)estual (P)ortuguesa! Parabéns a LGP!
O Dia Nacional da LGP continua a ser celebrado, ontem, hoje e amanhã! 
Partilhamos e agradecemos este vídeo com a participação dos nossos alunos Surdos e da equipa de Educação Bilingue do Agrupamento de Referência, apresentando a história desta data tão especial e ensinando-vos a comunicar através desta Língua maravilhosa.
Desde 20 de setembro de 1997, que a LGP é reconhecida na Constituição da República Portuguesa, através da Lei n.º 1/97, que no seu artigo 74.º, número 2, na alínea h), refere “Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades”. A Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas foi criada também a 15 de novembro, dois anos antes, em 1995. 
A Língua Gestual é a forma de comunicação utilizada pelas Pessoas Surdas e por todos aqueles que se fazem comunicar através dela. 

 A LGP é uma LÍNGUA de todos nós!!!

Neste vídeo, teremos os gestos à solta que vos darão a conhecer a Comunidade Surda, a sua Língua, a sua Diversidade e a sua Cultura. E não só!... Também celebramos este dia através de contos/histórias, exposições na biblioteca Santiago Maior, jogos lúdicos e muito convívio em LGP!

Assiste a este vídeo que preparamos para ti: https://www.youtube.com/watch?v=zHN67AFk27s

Podes também jogar em equipa e testarem os vossos conhecimentos: 
https://play.kahoot.it/v2/lobby?quizId=dd9041a5-e04c-48f2-b011-d34139a19b0b - E que seja um bom jogo interativo!

Viva as Mãos no ar! Viva a LGP! Viva o Dia Nacional da LGP!

------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia da criança

No dia 1 de junho festejamos o dia mundial da criança de uma forma bastante diferente!
Com o apoio da nossa câmara municipal de Beja, que todos os anos faz atividades para todas as crianças, nós decidimos participar também nestas atividades.... e como? A ensinar gestos a todas as crianças que passassem por nós!
Fizemos uma pequena exposição com o alfabeto e com várias imagens e, as nossas professoras e intérpretes iam ensinando os gestos de algumas destas imagens. No fim, todos os meninos levavam para recordar, uma mãozinha feita de papel para colarem nas suas blusas!
Foi muito giro!!















Entre todas as atividades que estavam a acontecer no Jardim Público, nós e os nossos colegas da turma do 5ºB da Escola Básica de Santiago Maior, apresentaram uma música que foi ensaiada pelo professor de música Joaquim Mariano e pelas nossas professoras e intérpretes de LGP. 
Esta música foi preparada na aula de música porque o projeto "Mãos que cantam" convidaram-nos para participar nesta atividade. Alguns surdos deste coro vieram à nossa escola para ver como estavam a correr os ensaios e o resultado final foi este que podem ver.... estávamos um pouco nervosos mas correu bem!



Dia Nacional da Educação de Surdos e Juventude Surda

No dia 23 de abril, a Comunidade Surda comemora o Dia Nacional da Educação e Juventude Surda. Este dia é muito importante para todos nós pensarmos sobre a educação dos Surdos ao longo de todos estes anos e como foi importante lutarmos para a educação ser igual para todos!
Assim, decidimos fazer uma exposição na nossa escola com alguma informação sobre este dia e com fotografias de todos os alunos, docentes e técnicos que trabalham ou já trabalharam na nossa escola com os alunos surdos.
Foi muito giro ver fotografias antigas das atividades que têm sido feitas e de todas as pessoas que já passaram por aqui!!
As professoras de LGP, Sandra e Bruna, também fizeram um cronograma desde o inicio da nossa unidade de surdos  até agora com todos os profissionais... são imensos!!!!
A exposição correu muito bem e muitos colegas nossos foram visitá-la ao longo da semana!
Viva a Comunidade Surda e viva a Educação de Surdos!!!!!









Caça ao coelho

Na última semana de aulas, as professoras de LGP, Sandra e Bruna, prepararam-nos uma atividade surpresa: fizemos uma caça ao coelho pela escola do 1º ciclo.
Juntamo-nos todos e fizemos duas equipas para procurarmos pistas em toda a escola. No final, ganhamos um coelho da páscoa muito bem recheado com ovos de chocolate. 
No final, enquanto comíamos os nossos ovos de chocolate, tivemos tempo para conversar muito uns com os outros!
Gostámos tanto desta atividade que pedimos às professoras para fazerem mais atividades destas! Vamos esperar pela próxima!!! ;) 





Peça de teatro "Intérpretes falhados" pelo grupo de teatro surdo: Surdos sobre rodas 

No dia 11 de dezembro de 2017 tivemos a visita do grupo de teatro Surdos sobre Rodas na nossa escola!
Ficámos tão felizes pela visita!!!
Este grupo de teatro apresentou a peça de teatro "intérpretes falhados" aos nossos colegas do pré escolar e 1ºciclo onde nós estamos integrados.
A peça é muito engraçada e todos nós nos rimos muito!!!
Obrigada por terem vindo e esperamos que quando tiverem uma peça nova, nos visitem outra vez!!!








Natal na nossa cidade

A câmara municipal de Beja convidou todas as escolas a participarem na decoração de árvores de natal para enfeitar a nossa cidade.
Cada árvore teria que ser enfeitada com material reciclável. Claro que nós, no 1ºciclo, quisemos participar e, por isso, decorámos a nossa árvore com vários materiais e com a forma das nossas mãos pois temos muito orgulho das nossas mãos para comunicar. 
Quando terminámos ficamos muito felizes porque para nós, é a árvore mais bonita da cidade e ficámos muito vaidosos porque foi mesmo para o centro da cidade, onde todas as pessoas a viram.
Gostam da nossa árvore?


Dia das Bruxas no 1ºciclo

Na nossa escola do 1ºciclo, os professores gostam muito de decorar as portas das salas de aula com os dias importantes.
Desta vez, decorámos a nossa porta para festejarmos o dia das Bruxas. Fizemos todos os bonecos nas aulas de LGP e adorámos decorar a nossa porta! Ficou engraçada e assustadora, não ficou? os nossos colegas disseram que estava muito gira!!
Podem deixar a vossa opinião! ;) 





Semana da LGP

Que semana tão importante que estamos a viver!!!!

Esta semana comemoramos na nossa escola o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa!
O Dia Nacional da LGP comemora-se no dia 15 de novembro desde 1997 mas, a nossa escola festeja durante uma semana pois é um dia muito importante para a comunidade Surda!!

As nossas professoras de LGP fizeram um poema em LGP parap doermos partilhar com todos e mostrar como nos orgulhamos da nossa língua! Ora vejam!




Também temos feito muitas atividades com os nossos colegas... Depois no final, mostramos as fotos!!!

FELIZ DIA NACIONAL DA LGP!!!!!

E como prometido, aqui estão algumas fotografias das nossas atividades no pré-escolar e no 1º ciclo!!





                   




Adeus Clube de LGP, até para o ano!

E pronto, chegou ao fim mais um ano letivo e os nossos colegas do Clube de LGP, decidiram fazer uma pequena festa no último dia para festejar tudo o que têm aprendido no nosso clube e despedirem-se da professora Bruna!


A professora Bruna quis deixar aqui um pequeno texto para os seus alunos:
"Meus queridos alunos,
Obrigada por este ano letivo ter corrido tão bem na vossa companhia! Foi, com bastante alegria, que vos vi a inscrever no clube e perceber que para além de muito bons alunos são jovens fantásticos, sensibilizados para a LGP e para os vossos colegas surdos. 
Ao longo do vosso percurso, espero que tenham sempre presente tudo o que vos ensinei e que nunca percam as qualidades que já detêm!
Obrigada e muito boa sorte pela vossa vida fora!"
Durante a festa, foram muitas as fotografias tiradas para um dia se recordarem... aqui fica uma das fotos para nunca mais nos esquecermos dos nossos colegas que adoram aprender a nossa língua!!

Obrigada a todos e... para o ano há mais!!!!!!!!!


Cinema para todos

No dia 3 de maio recebemos na nos escola secundária Diogo de Gouveia, um Surdo famoso!!! O professor António Casaca organizou uma palestra com o nome "Cinema para todos" e convidou o realizador Surdo Zé Luís Rebel. 
O Zé Luís falou um bocadinho sobre a sua experiência de vida e sobre a sua profissão... E ainda nos mostrou algumas das suas curtas-metragens que nós gostamos muito de ver!
E não pensem que éramos poucos alunos a assistir! Muitos alunos da escola foram assistir e puderam fazer muitas perguntas sobre a cultura Surda e sobre a realização de filmes!

Vejam as fotos deste grande dia!!


O Zé Luís deu o seu primeiro autografo ao Rodrigo!!!!!






Obrigada Zé Luís por nos vires visitar, volta sempre que quiseres!


Dia dos namorados


No dia dos namorados, decidimos enfeitar o bar da nossa escola com muitos corações e gestos de amor! A nossa professora de português, Maria José Brissos, teve a ideia de convidar a nossa turma de 7ºC para nos ajudar.
Havia corações por todo o lado e melhor... os gestos para os nossos colegas aprenderem! gestos do amor, amizade, carinho e muitos muitos outros!
Foi super giro!!!!!







Depois deste dia, a nossa Psicóloga pediu-nos se podíamos decorar o corredor da sala de psicologia para ficar mais alegre. Claro que aceitámos e deixámos o corredor muito mais bonito!
Ora vejam!


É claro que na nossa aula de LGP também quisemos comemorar este dia e por isso, fizemos com a professora Bruna, um cartão para levarmos para casa.
Os nossos corações ficaram muito bonitos e claro, tudo com as nossas mãos!!! 







Festa de Natal do 2ºciclo

Olá!! Ainda não tínhamos conseguido mostrar a nossa festa de natal!
 Os nossos colegas aprenderam, durante o 1º período nas aulas de música com o professor Joaquim Mariano, o refrão do hino da escola em LGP. Aprenderam tão bem que nos deixaram cheios de orgulho!!!

Na festa, fomos convidados pelo professor para participar e assim, cantamos o hino todo em LGP com os nossos colegas do clube de LGP e os nossos colegas das aulas de música acompanhavam-nos no refrão.
Todos gostaram muito de nos ver!!!
Obrigada aos nossos colegas e ao professor Joaquim Mariano por esta festa!!

  Semana da LGP 2016   


Foi toda uma semana a festejar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a mostrar a todos o quanto trazemos a LGP no coração, a aprender e a partilhar sobre identidade Surda...




1) Exposição "Ser Surdo é..."

Fomos pesquisar quadros feitos pelos membros das Comunidades Surdas de todo mundo. Fizemos versões nossas e criámos uma exposição. Entendemos que a Arte Surda fala aos nossos corações, e diz-nos que Ser Surdo é:


… Ter uma língua visual que acrescenta valor ao mundo.


… Encarar ‘Ser Surdo’ numa perspetiva positiva e ter um sentido de humor próprio da Cultura Surda.


… Fazer parte de uma comunidade diversificada que luta pelo bem comum.


… Partilhar um laço universal de fraternidade entre todos os membros das Comunidades Surdas.

                                      Vistas gerais da Exposição 


 








  As nossas obras de arte

Humor Surdo - uma forma particular de rir

 Imaginário Surdo - Se o mundo fosse todo gestuante até as conchas do mar sabiam língua gestual!

As pessoas ouvintes têm por vezes uma atitude de "ai que é tão lindo" para com os Surdos, porque não sabem que as línguas gestuais são línguas a sério e falam de tudo!

Quando um Ouvinte grita, pomos as mãos nos ouvidos, quando um Surdo grita, apagamos a luz! 



Identidade Surda - Sentir o mundo pelos meus olhos

 Gesto Borboleta - a língua gestual como símbolo de liberdade


 Gesto Mãe (American Sign language), Gesto Cor (LGP) - as línguas gestuais como berços da cultura Surda, interpretado aqui como a Cor (a beleza) de se ser gestuante


 Gesto Discriminação - uma realidade contra a qual os Surdos lutam todos os dias em sociedade, no trabalho, no Ensino Superior


 Identidade Surda - uma realidade feita de muitas formas de Ser Surdo


 Mãos entrelaçadas - uma língua que une mundos de todas as cores, Surdos e Ouvintes de todo o mundo


 Mona Lisa Surda (Gesto Surdo) - Reinterpretação de figuras famosas no imaginário do Mundo Surdo


Quem eu sou




Línguas Gestuais - a minha liberdade de ser quem sou

 Gesto Criar - as línguas gestuais como capazes de criação infinita


 Gesto I Love You - gesto utilizado internacionalmente para simbolizar o afeto entre todos os membros das Comunidades Surdas


 O amor pela Língua Gestual Portuguesa


Um mundo todo que gestua - e se todos soubessem a minha língua?

 A minha mão é feita de estrelas


O poder de ter o mundo nas mãos - as línguas gestuais como poder de ser,  intervir e unir... em todo o planeta


O amor pelas mãos e pela visão





2) As lembranças que demos a todos!               


  flores festivas

pregadeiras alusivas

 Puzzles com gestos da LGP

 Separadores para livros


Obrigada aos professores, por terem usado com tanto orgulho as "nossas mãozinhas"!!!







3) Mural - Artes do Átrio


Obrigada a todos os alunos que deixaram aqui umas belas "impressões"!

 Mural completado ao longo de toda a semana pelos alunos do 1º e 2º ciclos da Escola Básica de Santiago Maior



4) Sensibilização - "A LGP na Escola"


Os funcionários de todo o agrupamento foram a uma sessão de sensibilização na ESDG.



Viram um fado da Amália em LGP pelo coro de Surdos "Mãos que cantam"




Aprenderam que se diz "língua gestual", "surdo", e aprenderam técnicas para comunicar connosco



Obrigada por terem vindo! 

E obrigada ao Presidente da República por ter recebido a Comunidade Surda na sua casa, pela primeira vez na História de Portugal!


------------------------------------------------------------------------------





A Primavera

Olá a todos!! Bem-vindos ao 3ºperíodo!
Este ano a Primavera começou durante as nossas férias da Páscoa, mas assim que chegámos à escola a nossa professora Bruna e a estagiária Rita preparam uma atividade para aprendermos gestos sobre a Primavera.
Para comemorarmos desenhamos as nossas mãos e decoramos com as cores desta estação do ano.
Também conseguimos fazer borboletas e flores... olhem como ficou bonito!





Páscoa com ovos 

Olá! No final do 2º período as professoras de Língua Gestual Portuguesa, Bruna e Sandra, juntaram os alunos surdos do 1º e 2º ciclo, para fazermos uma atividade sobre a Páscoa.
Primeiro, pintámos os ovos para depois jogarmos no jardim da nossa escola.
Quem encontrasse mais ovos ganhava uma cesta em forma de mãozinhas com muitos ovos de chocolate e amêndoas. 
No fim, as nossas professoras deram a todos porque nós ficamos empatados. 
Foi muito giro e estamos ansiosos para a próxima atividade! Até lá....


        

Mãos mascaradas - 2015/2016

Olá a todos!! Como estamos em Fevereiro fizemos uma atividade sobre a festa do Carnaval! Recortámos várias mãos com alguns materiais e, a professora Sandra ajudou a colocar na porta. Os docentes e os alunos do 1ºciclo (todos) sentiram interesse e observavam muito satisfeitos! Viva Comunidade Surda e à equipa de UAECJS de Beja!!!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

2015/2016

Olá a todos!! Como sabem, hoje comemora-se o Dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Para festejarmos este dia juntámo-nos com as nossas Intérpretes e com os nossos colegas e preparámos estas mãozinhas que explicam o que é um Intérprete... depois expusemo-las na biblioteca da escola de Santiago Maior para que todos possam e ver e saibam que dia é hoje.
Gostámos muito! Obrigada às nossas Intérpretes de LGP!!





Ainda no Dia Nacional do Intérprete de LGP, o Rodrigo fez uma entrevista a uma das nossas intérpretes de LGP, a Marisa. Vejam como foi interessante! Obrigado Marisa! :)




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Natal no 1º ciclo - 2015/2016


Este ano, para festejarmos o Natal, os alunos Surdos do 1º ciclo e a professora de LGP, Sandra, decoraram a porta da sua sala de aula.
Os nossos colegas Surdos fizeram uma árvore de natal com as suas mãos pintadas.
Ficou uma porta muito bonita e sempre a lembrar a nossa comunidade Surda e o nosso orgulho!
Foi desta forma que eles decidiram desejar a todos um FELIZ NATAL para todos!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Nacional da LGP


Como todos sabem, no dia 15 de Novembro comemoramos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa(LGP)! É um dia muito importante para nós, porque foi neste dia no ano 1997 que a LGP foi reconhecida na Constituição da República como uma língua...(igual à Língua Portuguesa)!
Assim, decidimos festejar durante uma semana inteira pela escola toda!!!!!
As nossas professoras de LGP e as nossas intérpretes dinamizaram algumas atividades para as nossas turmas com os nossos colegas ouvintes desde o 1ºciclo até ao secundário. Foi muito engraçado porque eles estavam todos interessados e gostaram muito de aprender várias coisas da LGP e da nossa cultura Surda.
Ficamos muito ORGULHOSOS!!!!!

Ora vejam algumas fotos...












Também na Escola Secundária Diogo Gouveia fizemos uma atividade a propósito deste dia!! Consistiu na visualização do filme "Verso da fala". O aluno surdo Daniel Colaço do 10ºH fez uma apresentação da sua história de vida assim como a docente de LGP Sandra Loureiro. No final comparámos as diferenças existentes ao longo dos tempos. Os alunos que participaram puderam ainda esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema de debate. Os alunos ouvintes mostraram grande interesse aos temas! As intérpretes de LGP Tânia Lopes e Inês Teixeira também estiveram presentes para traduzirem e serem a ponte de comunicação entre Surdos e Ouvintes.

A equipa da UAECJS de Beja!





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Colegas de turma! Vamos aprender LGP! 'Bora láááá


Ao longo deste ano de 2015, os alunos ouvintes de uma turma de 9º ano começaram a aprender LGP de uma forma muito diferente...
Nesta turma só há um aluno Surdo, e ele queria muito que os colegas se tornassem mais fluentes em LGP... para poderem conversar e rir em conjunto. Foi a coragem do Daniel Colaço e a colaboração com a professora Bruna Rodrigues e a intérprete Joana Pereira que resultou numa nova experiência... Aulas em que o próprio Daniel "experimentou" ser professor dos colegas :)
O Daniel esteve muito bem nesta experiência e, de pé em frente à turma, com Power Point, jogos e conversas, tem ensinado muitos gestos aos colegas.
As coisas a ensinar foram escolhidas pela própria turma, como por exemplo: vocabulário escolar, verbos.... futebol (claaaaro) e namoricos (pois, não poderia faltar)!

Parabéns pelo teu excelente trabalho, Daniel! E obrigada à professora e à intérprete por todo o apoio que deram! Até a DT aprendeu!



 GOSTAR e NÃO GOSTAR... hum... dá jeito para muitos temas de conversa :)


És SIMPÁTICO ou és CHATO? Agora já me podes responder em LGP! Eheheheh


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais tarde, na nossa escola, e para toda a gente ver, pusemos na Biblioteca a linda exposição durante toda a semana! As senhoras que lá trabalham disseram-nos que todos adoraram ver e que as mãozinhas com cores faziam a biblioteca ficar ainda mais bonita!
No dia da LGP andamos pelos corredores da nossa escola, e pela sala dos professores, e pela secretaria... enfim... fomos a todo o lado! Para quê? Para entregarmos uma pequena lembrança deste dia!!! Explicámos a todos as razões deste dia se celebrar a 15 de novembro e ensinamos também alguns gestos.
Durante a semana da LGP, pedimos aos professores para responderem a um pequeno inquérito sobre a Educação de Surdos. Todos participaram, o que foi muito bom! No final fizemos um cartaz e pusemo-lo na sala de professores para todos aprenderem o que ainda não sabiam.










----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15 de novembro - VIVA A LGP!!!!!!



Olá todos! Cá estamos nós, de volta, a mais um Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa :).
Este ano fizemos uma exposição na EB de Santa Maria, uma escola que agora faz parte do nosso agrupamento. Nesta escola nunca houve alunos Surdos e, então, decidimos ensinar os professores e os alunos sobre a LGP, a pessoa Surda e a nossa História da Comunidade Surda!

Oferecemos umas pregadeiras feitas por nós, e todos gostaram muito!





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1º Encontro com Surdos Licenciados - Portalegre


No dia 24 de abril fomos a Portalegre, à escola Secundária Mouzinho da Silveira.

Lá, encontrámos os nossos amigos Surdos que já nos tinham vindo visitar quando fizemos um encontro de escolas aqui na Escola Santiago Maior. Foi bom poder conversar com eles outra vez.
Vimos também duas apresentações muito interessantes, de Pessoas Surdas adultas que já acabaram a faculdade. Contaram como correu a sua vida, o que correu bem e o que foi mais difícil também. Gostámos muito e fez-nos pensar...


O David Fonseca, engenheiro informático Surdo.

Os alunos a fazerem perguntas à Carolina, usando a LGP apoiada.

Todos nós que estivemos no encontro.

Os professores, técnicos e convidados.

A Carolina, uma aluna Surda e o professor de LGP.

O David a mostrar as informações da PT.


Todos nós com muiiiiita atenção! e muiiiiiitas perguntas :)



Obrigada David Fonseca e Carolina Canais por tudo aquilo que nos ensinaram!

Vejam aqui o filme que a escola de Portalegre fez! Está muito giro!!!





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O "Amor Surdo"





Recebemos na nossa escola uma apresentação de um novo livro sobre a Cultura Surda. O livro chama-se "Amor Surdo" porque fala também da forma como os/as jovens Surdos/as escolhem os amigos e os namorados/as :)

O objetivo do livro é ensinar a todos os ouvintes, e aos Surdos também, que:

- as línguas gestuais são tão ricas como qualquer outra língua;
- as pessoas Surdas podem fazer tudo o que qualquer pessoa ouvinte faz;
- as comunidades Surdas de todo o mundo têm uma cultura própria, hábitos, festividades e valores;
- os erros frequentes como "linguagem gestual" e "surdo-mudo" devem ser eliminados dos textos, das TVs, e dos discursos das pessoas ouvintes (o livro explica porquê!).

A pessoa que escreveu este livro é da nossa Unidade de Surdos e fez também um DVD em LGP com a mesma informação que está escrita nas páginas do livro!
Na foto podem ver a Ana Filipa Cardoso (terapeuta da fala), a Josefina Cruz (professora de ensino especial), a Bruna Rodrigues (professora de LGP), a  Joana Pereira (que escreveu o livro) e a Margarida Canha (coordenadora da nossa Unidade de Surdos).


Foi um dia feliz!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana da Língua Gestual Portuguesa


Para celebrar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, fizemos várias atividades:

1) Fomos às nossas turmas esclarecer as dúvidas dos colegas acerca da nossa cultura e da nossa língua;
Foi espetacular porque os nossos colegas fizeram muitas perguntas e ficaram muito interessados com tudo aquilo que nós mostrámos.

2) Fizemos duas exposições acerca da história dos Surdos e das línguas gestuais.
Os professores que viram gostaram muito e os nossos colegas também!


Vejam as fotografias que aqui deixamos sobre as exposições.








-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª Conferência Internacional de Educação de Surdos  - CED JRP 2013






Participámos nesta conferência e falámos sobre tudo o que temos feito na nossa escola.
Vejam o vídeo na Surdo TV, em:




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Feliz Natal em Santiago Maior! 2012





No 1º ciclo participámos no concurso do Alfa, em que tínhamos que fazer uma árvore de Natal diferente. A nossa árvore foi decorada com as nossas mãos e gestos da LGP (amor, carinho, paz,...).

Tivemos muitos votos mas no fim...ganhámos todos!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia nacional da LGP 2012/2013






Este ano, no Dia Nacional da LGP, fizemos uma exposição com trabalhos de muitos colegas para a eleição do logótipo da Unidade de Apoio à Educação de Crianças e Jovens Surdos de Beja. Veio muita gente votar (colegas, professores e funcionários) e aproveitaram para aprender alguns gestos connosco. Tivemos também novas inscrições no Clube de LGP e nas Ações de Formação para docentes e funcionários!

No fim de muitos votos contados, o logótipo escolhido foi este que aqui está!
Obrigada à professora de EV Fátima Palma por ter orientado estes trabalhos!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seminário "Ver por detrás das mãos" 2012
















Organizámos um grande seminário, no Instituto Politécnico de Beja, para falar a muitas pessoas sobre as nossas experiências de vida, o trabalho da Unidade de Surdos de Beja, o trabalho da Associação de Surdos de Beja e a realidade da Baixa-Visão.

Ficámos muito satisfeitos porque ensinámos muitas pessoas e fizeram-nos muitas perguntas!
O nosso diretor e a sub-diretora estiveram lá a apoiar e a aprender também!

Sentimo-nos todos muito importantes, em cima de um palco, uns a gestuar e outros a falar... para tanta gente!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Nacional do Intérprete de LGP - 2012




Porque as intérpretes de LGP são muito importantes para nós e para o nosso dia a dia, decidimos fazer-lhes uma surpresa no dia nacional do intérprete. Elas chegaram à escola e ficaram espantadas e super contentes!!
Obrigada intérpretes de LGP!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia Nacional da LGP 2011











Para comemorar o dia da nossa língua, fizemos uma grande faixa para toda a cidade ver.
Também fizemos uma apresentação na biblioteca da escola para os nossos colegas. Explicamos-lhes o que era a LGP e a comunidade surda. Mostrámos também como funciona o serviço de vídeo-interpretação para surdos.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ida ao Seixal - 2009





Olhem só o que encontrámos: fotografias da nossa ida ao Seixal em 2009! Visitámos a Escola de Referência para a Educação de Alunos Surdos do Seixal. À tarde fomos à praia e, para alguns, esta foi a sua primeira vez!!! Que tarde tão divertida!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita ao CED Jacob Rodrigues Pereira







Fomos visitar uma escola com muitos surdos. Tinham bebés, crianças pequeninas, jovens e adultos surdos. Visitámos toda a escola e vimos um filme feito pelos alunos. Ainda tivemos oportunidade de trocar experiências e fazer amigos. Levámos connosco os alunos do clube de LGP da nossa escola e eles adoraram!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita à Base Aérea Nº11 de Beja




Neste dia, visitámos a Base Aérea da nossa cidade. Vimos os aviões de perto e explicaram-nos como tudo funciona. Também vimos uma grande exposição e pudemos experimentar o simulador de voo. Uma experiência inesquecível!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Santiago Saudável 2010-2011







Neste dia, na festa do Santiago Saudável, ensinámos aos nossos colegas alguns gestos em LGP sobre a alimentação. Fizeram-nos muitas perguntas!!

Também tivemos oportunidade de tirar muitas fotografias bem divertidas!!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontro de Escolas de Surdos do ME (Lisboa e Sul) - Recepção






Tivemos a honra de disfrutar de uma Rave Surda pelo DJ Diogo Grilo. Adorámos!!!
Em breve colocaremos um vídeo deste momento aqui no nosso blogue.




A seguir ao almoço tivemos o privilégio de assitir a um concerto de baixo e bateria pelos alunos Surdos de Beja DANIEL COLAÇO e JOÃO MARTINS!!!

No fim estava tudo impressionado e as mãs todas no ar...






À hora do almoço o refeitório era dos Surdos e amigos :)

Entre garfadas e gargalhadas, muita conversa e boa disposição :)


A meio da manhã, foi altura de dar às pernas, com a ajuda da professora Isabel Caçoila. Os alunos ouvintes da nossa escola juntaram-se a nós e fizemos a festa juntos!



No dia em que cá recebemos os nossos amigos e colegas Surdos, logo ao portão da nossa escola tinhamos uma mensagem de boas-vindas!!

VIVA A COMUNIDADE SURDA!!!!




No dia 24 de Março, realiza-se em Beja o Encontro de Escolas de Surdos do ME (Lisboa e Sul). Um dia cheio de actividades e convívio entre os membros da comunidade Surda. Em breve colocaremos fotos e filmes do evento!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visita ao Regimento de Infantaria nº3 de Beja






Aqui fica mais um pouco das experiências por que passámos!!!






Um pouco antes das férias da páscoa, para desanuviar as cabecinhas de tanto (ou tão pouco ;)) estudo... fomos ao Regimento de Infantaria Nº3, aqui em Beja.

Foi um dia espectacular!! Cheio de actividades radicais e informativas!

Obrigado à equipa empenhada que nos guiou, obrigada os simpáticos senhores que nos recebeu!

1 comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido na nossa Escola!
    Continuem, são uma fonte de inspiração!

    ResponderEliminar